quinta-feira, 7 de março de 2013

Último

Tenho que dizer o quão estranho é começar esse post sabendo que é o último (ou pelo menos por enquanto). É uma sensação compreensível apesar de contraditória. É triste, obviamente, por estar deixando para trás algo que representou uma etapa da minha vida, e feliz por ter aprendido e compartilhado tanto nesses um ano e seis meses. Foram 35 ensaios, 441 fotos (salvo engano) sem contar cada foto das montagens, 25 vídeos e 73357 visitas (até agora).
Nós, humanos, temos essa inclinação ao apego especialmente em se tratando de relacionamentos. E é isso que O Vestido foi para mim. Assim como em um relacionamento, estabeleci rotinas, criei comportamentos e prazos, me estressei, me emocionei e sorri. Sorri muito.

Cada um dos comentários de vocês fez com que eu acreditasse em mim mesma e descobrisse o quão divertido dar a cara a tapa pode ser. 
Acreditem, sou uma pessoa extremamente insegura, e, até o momento do primeiro post, me parecia inconcebível publicar um trabalho meu e sujeitá-lo ao julgamento alheio. 
Enfim, agora já foi. Passou. 
Passou nada!  Graças a vocês também, ao que despertaram em mim, tenho coragem para mostrar as outras coisitas que estou produzindo. Obrigada.

Tenho que agradecer mais uma vez, e sempre, aos queridos André Cruz e Diego Campos. O Diego, além de companheiro de blog, é uma pessoa maravilhosa, talentosa e um amigo que eu espero levar comigo para sempre. Graças a ele, a produção dos ensaios foi tão bem traduzida em vídeos! Obrigada por não medir esforços para me ajudar. Você é fantástico.
Ao André, meu namorado querido, agradeço infinitamente pela paciência e apoio. Sem você nada disso seria possível! Muito obrigada pelas caronas, pelo cargo de segurança, pelas palavras de carinho, pela ajuda na iluminação, pelos beijos entre uma foto e outra, e por ser você. Não poderia sonhar com um namorado mais companheiro. Obrigada, meu amor. 

Obrigada também aos meus amigos queridos que sempre me incentivaram tanto. Especialmente ao meu panda lindo que me cedeu a casa umas cinco vezes como locação, fora a gaiola, o colchão e as outras coisas das quais não me lembro agora. 
Obrigada a todas as pessoas que, de alguma forma, me ajudaram a concretizar minhas ideias doidas.  

Agora, claro, vem a parte delas. 
Das baixas, altas, loiras, morenas, ruivas. Algumas um tanto doidinhas, outras tímidas, mas todas queridas e lindas. Cada uma à sua maneira.  
Tive a sorte de conhecer, pelo menos um pouco, todas as minhas modelos, e posso dizer que essa foi uma das melhores partes desse projeto. 
Os momentos em que eu abaixava a câmera, e trocávamos histórias, palavras soltas ou somente risadas foram essenciais para retratar cada uma delas. Pode parecer besteira, mas, pra mim, a criação de um vínculo pode sim mudar a forma que a luz incide sobre um rosto. Uma besteira dita é capaz de desencadear uma risada muito mais sincera e bonita que um sorriso encomendado. 
Obrigada a todas vocês por se exporem para uma desconhecida até então, por confiarem em mim. Foi um prazer conhecê-las e, mais que registrá-las, fotografá-las.     

Bom, quando digo que este é o último post, não é inteiramente verdade. 
Pelo menos não para sempre.


Até!
























































Modelo: Isabella Hinkle
Fotos: Maíra Morais
Edição: Maíra Morais
Maquiagem: Marianna Cunha
Agradecimentos: Laísa Carpaneda


Semana que vem tem o making of! :)
Pra quem não sabe, eu tenho um tumblr! www.mairacmorais.tumblr.com 

8 comentários:

  1. Mia!! é uma pena este ser o último post deste projeto tão maravilhoso e criativo! parabéns pelo seu trabalho tão lindo e bem feito! você é uma excelente fotógrafa e ama o que faz, o que é mais importante! muito orgulho de você! beijos

    ResponderExcluir
  2. é uma pena mesmo, suas fotos são muito bonitas! parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo esse ensaio! Fico feliz por ter participado e ter acompanhado toda a sua evolução! Com certeza é a minha fotógrafa favorita! Espero que nunca deixe de fotografar, pois a sua arte representa muito para todos nós e principalmente para você mesma, pois sei o quanto isso significa pra você e o quanto te faz bem! Você consegue enxergar o mundo de uma forma tão especial que eu admiro demais! Parabéns pelo sucesso! E parabéns ao Diego também, você manda muito! =*

    ResponderExcluir
  4. Linda,

    Que pena que o vestido acabou :( Foi através dele que nos conhecemos e tive a oportunidade de participar desse projeto lindo!!!
    Mas esse é só o início da sua carreira de sucesso (tô sendo repetitiva...quantas vezes já disse isso mesmo?rs). Talentosíssima assim vai looonge.
    Espero poder participar de muitos outros projetos com você. Te admiro muito!
    E que ensaio maravilhoso, hein? A foto das luzinhas ficou uma coooisa!!! Fechou com chave de ouro ;D

    Mil beijinhos,
    Tai

    ResponderExcluir
  5. Linda! Como era de se esperar, né mesmo, pessoa perfeccionista que mais auto-se-cobra-na-face-da-terra-mesmo-sabendo-que-seu-talento-sempre-é-capaz-de-deixar-tudo-lindo? É extremamente gratificante ter participado de todo esse seu projeto, ter sido uma das pioneiras (uhú) a me jogar e acreditar em todo esse seu óbvio potencial. E eu só tenho a te agradecer por isso! Por me proporcionar momentos de risadas ininterruptas, confusões mentais, papos malucos, planos futuros e estimular minha criatividade, minha capacidade me relacionar e acreditar nos outros.
    Você entrou aqui com passos muito tímidos e hoje sai de cabeça erguida, com passos veementes de uma fotógrafa com uma perspectiva muito promissora pela frente, eu tenho certeza. Tenho muito orgulho de você!
    Mais uma vez, parabéns, parabéns, parabéns, parabéns, como não podia deixar de ser.
    Vai fundo que esse mundão todo é seu.

    De uma fotografada, que virou uma amiga e que consequentemente te quer um bem enorme. SUCESSO!

    ResponderExcluir
  6. Baixota, eu que agradeço por vc ter deixado eu te atrapalhar nos ensaios!
    Foi um grande aprendizado pra mim, pra filmagem e edição, e também vendo a sua parte de composição da foto.
    Também agradeço ao Dedé pela ajuda e companhia durante os ensaios.
    E vc sabe que que tem seu espaço aqui comigo que nem irmã! :)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. MARAVILHOSO!!!! Fechou com chave de ouro.
    Obrigada por ter nos brindado com tanta beleza e sensibilidade. Parabéns, novamente, pelo belíssimo trabalho e também por ter tido a coragem de se mostrar por inteiro em tudo o que escrevia. Menina, isso não é para qualquer um.
    Fica um gostinho de quero mais. Mais beleza, mais sensibilidade, mais entrega, mais coragem, mais sinceridade, mais arte, mais poesia, mais amor pelo que faz, mais determinação. Mais tudo aquilo que seus ensaios passam pra gente.
    Orgulho de ser sua mãe. Quando eu crescer, quero ser parecida com você.
    Um beijo em seu coração e, por favor, nâo o perca de vista. Esteja sempre onde ele estiver.
    Estela Morais

    ResponderExcluir
  8. Perfeito! O ultimo ensaio ficou maravilhoso como todos os outros, fico triste pelo fim do blog, te acompanha a um tempo já, me inspiro bastante em voces, seu trabalho é impressionante! Incrível, incrível e incrível foi esse seu projeto, parabéns mesmo!

    ResponderExcluir