terça-feira, 5 de junho de 2012

21ø Ensaio

Lidar com gente é complicado.
Tenho o costume de dizer que, quanto mais pessoas eu conheço, mais gosto dos meus cachorros. Tão mais simples...e eu já sabia disso antes de fazer esse ensaio, mas o dia a dia é surpreendente. Algumas vezes até tragicômico.

Pra quem está tenso achando que eu vou falar mal da modelo, ou algo assim, pode relaxar.
A Ila -modelo- é ótima e o Luís - primo dela/maquiador nesse ensaio- também!
Os dois, super queridos, enfrentaram um sol racha cuca de 12h às 14h! - o Luís teve o maior trabalho e boa vontade de ficar retocando a make toda hora por conta do calor- Muito obrigada, bonitos! Foi um prazer trabalhar com vocês!

O primeiro parágrafo eu explico em uma palavra. Burocracia.
Tá, talvez em duas. Burocracia e desleixo.
Lá fui eu pedir autorização pra fotografar no museu -mais precisamente naquela "alça" que sempre está fechada-. Não me lembro mais exatamente de como se deu o diálogo entre eu e a administração, mas foi algo do tipo:

EU - Bom dia, tenho um blog sem fins lucrativos, com intuito cultural de fotografar diferentes locais da cidade...etc...etc... gostaria de saber se posso fotografar aqui e, caso possa, se poderia fazer fotos naquela parte que vive interditada -alça-

FULANO - Mas você está vendendo roupas? É um site comercial?

EU - Não senhor. Como disse, o vestido é um só, comprado em brechó. Não estou vendendo roupas.

FULANO - Ah, então você faz books. Vende fotos.

EU - Não, eu não vendo essas fotos. Não sou remunerada para fazer esse trabalho.

FULANO - Uhm...acho que não entendi. Por que você tira essas fotos?

EU - Porque gosto de tirar fotos. Fico feliz. Elas também servem como portfólio para possíveis trabalhos futuros.


FULANO - ...mas então você não ganha dinheiro com essas fotos? Não acho que esteja entendendo. São ensaios de noiva? Você faz as fotos e vende para as noivas?

BELTRANO - (que, aparentemente, não estava tão paciente quanto eu) - Não, rapaz, ela tá querendo fazer uma coisa artística! É tranquilo!

EU - Isso!

FULANO - Bom, não podemos liberar a alça porque dá problema no ar condicionado abrir e fechar aquela porta.

EU - Mas seria super rápido! Só as fotos finais! Faria em 10 minutos!

FULANO - Se liberássemos pra você, teríamos de liberar para todas as outras noivas. Enfim, não compete a mim decidir. Pega esse cartão e manda um email pro diretor. Se ele liberar, ok.

EU - Muito obrigada pela ajuda...


Cara, sério, quanta dificuldade!
Eu sei que eles são obrigados a seguir uma espécie de protocolo, e que não podem liberar pra qualquer louco que aparecer, mas custava ter olhado o blog? Tentado ver por uma perspectiva diferente do "faço somente o que tenho que fazer".
Fico super desmotivada quando encontro gente que só quer passar serviço adiante pra não deixar a zona de conforto.
Seria tão mais positivo se todos olhassem além do feijão com arroz. De repente cairia a ficha de que estimular iniciativas culturais não é um sacrifício, mas uma coisa bacana.

Quando falo essas coisas, por favor não me interpretem mal. Não quero generalizar. Já tive a sorte de encontrar pessoas fantásticas que fizeram mais do que eu poderia imaginar -na Secretaria de Cultura por exemplo-. A esses, sou extremamente grata.

Bom, terminemos o lenga lenga



















































































Produção: Maíra Morais
Modelo: Ila Fasaha
Maquiagem: Luís Rowland
Fotos: Maíra Morais
Edição: Maíra Morais
Agradecimentos: André Cruz, Diego Campos, Luiza Boner e Luís Rowland



Bom feriado!!!
Quarta feira da próxima semana tem making of!

15 comentários:

  1. Redundante dizer que perdi meu ar em várias fotos desse ensaio. MEU DEUS! Sério. queria te dar um abraço agora e dizer que tanto faz se as fotos da alça iam ficar legais ou não, se o céu tava bonito naquele instante ou não, se o ar condicionado tava quebrado ou tava funcionando a todo vapor. não precisava mais do que isso. tá PERFEITO! que modelo linda, que contraste maravilhoso, o lugar condizente.. fiquei sem fala nesse, juro.
    Tava passando as fotos tranquilamente (não porque caiu no banal, mas porque seus ensaios são sempre lindos e são sempre a alegria da minha semana - o que eu posso esperar são mais fotos lindas pra me fazer sorrir) e quase caí da cadeira na 5ª foto. Continuo passando e me faltou o ar na 7ª. Sem exageros.
    Parabéns, pra você e pra Ila, que é linda de viver, por mais esses sorrisos na minha quarta-feira. Falo também pelo pessoal aqui de casa, que já estão acostumados comigo gritando pelos corredores: "geeeeeente, é quarta-feira, saiu o ensaio novo!". E que todo ensaio, assim como é pra mim, pra eles é também surpreendente.
    Um beijo!
    Sou fã assumida, baba-ovo e tudo mais que eu tiver direito de ser! (=

    ResponderExcluir
  2. Quanto a burocracia, eu estava presente e realmente tenho uma raiva desse povo que faz corpo mole, que não faz nem o minimo de esforço. Aposto que se chegasse uma Luana Piovani da vida lá, eles não iriam pensar duas vezes! A porta só precisaria abrir uma frestinha pra passar uma pessoa e isso nao duraria nem 30 segundos. Esse discurso do ar foi só pra justificar a preguiça de atender a gente. Se ao menos ele tivesse visto o blog (Obs. Ele tava atendendo a gente na frente do pc) e visse que nao tinha fins lucrativos, acho que ele teria sido um pouco mais prestativo. Não sei quanto aos protocolos, mas muitas dessas experiencias eu sinto que pra eles é muito mais facil dizer um não do que um sim e ter que mexer a bunda gorda da cadeira. Sério, fico indignado!

    Quanto ao ensaio, eu achei esse maravilhoso! Adorei os contrastes! Concordo com a Mari quanto a 5ª e a 7ª foto, estão de tirar o ar! Mas a 10ª tambem não fica fora! Parabens amor!

    ResponderExcluir
  3. Aleluia! haha. faltou uma pra mim, a do laço! ;[
    Mas ficou lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Fico surpresa a cada ensaio! Vc é ótima, ótima mesmo!!! Parabéns...

    ResponderExcluir
  5. Parece até clichê, pq sempre elogio seus trabalhos. Mas de fato, a impressão que tenho é de que vc consegue se superar sempre! E, gente, que modelo, heim!?

    ResponderExcluir
  6. Suas fotos são maravilhosas, sem mais. beijo!

    ResponderExcluir
  7. Que coisa mais divina e maravilhosa! Você fez um ponto turístico não virar clichê!
    Esse livro tem que sair pra JÁ!!!

    ResponderExcluir
  8. Que lindo que ficou, Mia. Adorei. Parabéns!! Beijo!

    Luh Andrade

    ResponderExcluir
  9. Putz! Que mulher LINDA!
    Tem umas fotos maravilhosas!

    ResponderExcluir
  10. O que é isso?!?! Amei a 5ª!!! Foi a minha preferida de todos os ensaios, sem dúvida alguma. É cartaz de filme bom hehe
    A 7ª e a 10ª também entram na lista. Maravilhosas :)

    ResponderExcluir